O lema de um verdadeiro chef de culinária poderia ser o seguinte: uma cozinha equipada é uma cozinha preparada.

Utensílios que não devem faltar na sua cozinha

O lema de um verdadeiro chef de culinária poderia ser o seguinte: uma cozinha equipada é uma cozinha preparada. Para muitas pessoas, a cozinha é considerada o epicentro da sua casa.
Quer seja para substituir um aparelho, quer seja para equipar, pela primeira vez, a sua cozinha, saiba que existem vários utensílios imprescindíveis que auxiliam na preparação das suas receitas.
Por isso fizemos a selecção de 8 sugestões que não podem faltar na sua cozinha.

– Recipientes herméticos
Um conjunto de recipientes herméticos é fundamental para armazenar alimentos em frascos que não permitem a saída ou entrada de ar após estarem fechados. Os frascos são ideais para conservar o açúcar, farinha, arroz, massa e outros ingredientes secos. Podem ser de diversos tamanhos e materiais: vidro e plástico, e contribuem para a durabilidade da comida e da segurança alimentar.

– Tábua de corte
Alimentos como vegetais, carnes, frutas são normalmente cortados em suportes de apoio apropriados para esse efeito. Por este motivo, é essencial investir em duas tábuas de corte, uma para alimentos doces e outra para comidas salgadas, que sejam de tamanho médio. Há diferentes opções: madeira, vidro ou plástico.

– Pratos, copos e talheres
Estes são os utensílios de cozinha mais básicos que compõem uma refeição. O número de pratos, copos e talheres irá variar consoante o número de pessoas de casa. Mas, conte sempre com mais alguns suplentes, caso algum copo se parta ou se aparecer uma visita de última hora.

– Kit de facas
É um conjunto específico que serve para obter o corte perfeito. Este kit deve ser constituído por uma faca grande para o corte de carnes, uma faca média a grande com uma lâmina de forma de serra para cortar, por exemplo, o pão, e uma faca menor de ponta fina, com o formato de canivete para cortar legumes.

– Conjunto de Panelas
As panelas são a sustentação de qualquer cozinha. No mínimo, uma cozinha necessita de um conjunto básico composto por duas frigideiras, duas panelas pequenas ou médias, um grelhador. Relativamente ao material de fabricação de panelas, existem inúmeros modelos disponíveis no mercado. As panelas podem ser de inox, antiaderente, de alumínio, entre outros.

– Colher de pau
Actualmente a designação mantém-se igual como “colher de pau”, apesar de serem feitas de silicone ou de bambu.
Este tipo de material é uma óptima opção quando se trata de utilizar em frigideiras antiaderentes ou panelas, visto que quer o bambu, quer o silicone não danificam o fundo antiaderente.

– Organizador de especiarias
Os frascos de vidro, designados também por organizadores, são fundamentais na separação e identificação de diferentes especiarias e ervas aromáticas.
Dica: cole uma etiqueta de papel em frente a cada recipiente (ou se a sua criatividade fluir, utilize tinta de giz) para que saiba sempre o que está no interior.

– Balança digital
Se quiser ser pasteleiro ou aplicar os seus dotes culinários, não pode faltar uma balança digital. Receitas como bolos, doces, bolachas, necessitam de ter uma quantidade certa de ingredientes, ou seja, tudo deverá ser medido.
A partir deste momento vai ser ainda mais entusiasmante estar horas na cozinha a preparar todos os pormenores para receber os seus amigos e a sua família. Os utensílios de cozinha mencionados vão certamente acompanhá-lo nas suas aventuras culinárias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *