Ingredientes
- 500 g Farinha de Trigo T55
- 25 g Fermento de Padeiro seco
- 50 ml Água Morna
- 1 c.café Açúcar
- 4 Ovos, tamanho L
- 100 g Manteiga
- Pré Fermento
- 500 g Farinha de Trigo T55 +100 g para amassar na bancada
- 4 Ovos, tamanho L
- 50 ml Vinho do Porto Tawny
- 450 g Açúcar
- 1 Limão, apenas raspa
Modo de Preparação
Num copo alto, dissolva a c.café de açúcar e o fermento na água morna. Tape e espere que ative. Derreta a manteiga. Reserve. Bata os ovos. Reserve.
Coloque a farinha na taça da batedeira. Com a batedeira em andamento, deite dentro o fermento ativado, a manteiga derretida e os ovos batidos. Deixe amassar até que esteja tudo bem misturado.
Com o pré fermento pronto, coloque a farinha na taça da batedeira.
Coloque a batedeira em andamento e deite dentro, os ovos batidos, o vinho do Porto, o açúcar e por fim, o pré fermento deslaçado (retirado em pequenas porções, adicionadas de cada vez).
Deixe amassar bem até obter uma massa lisa. Esta massa é uma massa um pouco líquida, pelo que irá necessitar de farinha para a trabalhar na bancada ( + 100 g que colocámos nos ingredientes).
Fazendo uso de mais farinha, corte a massa em duas porções e enrole cada porção num rolo comprido.
Enrole os dois rolos, sobre eles próprios, como uma trança. Una as pontas, formando uma coroa.Transfira a regueifa para o tabuleiro de forno e deixe levedar até ao dia seguinte.
Na hora de cozer, ligue o forno a 180ºC e deixe aquecer bem.Pincele a regueifa com ovo batido e leve a cozer durante 45 minutos, até que ao fazer o teste do palito, o mesmo saia limpo.